Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. RUBENS ALVES
terça-feira, 19 de abril de 2011
Reflexão
Coloque sua mão no arado!
Permaneça!
Uma observação importante que faço é que o Gestar é um curso bem diferente dos que nós, professores de um modo geral, estávamos fazendo até então, em que éramos mais expectadores do que participantes, se pensarmos que - geralmente e não poucos - apenas íamos, sentávamos e ouvíamos, muitas vezes falas de quem pouco ou quase nada sabia de fato da realidade nua e crua de uma sala de aula.
Hoje não!
Muito se evoluiu neste campo, pois os cursos também estão se inovando, começam a exigir que os professores sejam também co-autores, ou seja, que façam-no para aprender o que há de novo ou não tão novo, mas que precisa ser ampliado, além de ser momento oportuno para trocas de experiência.
As portas estão abertas, escancaradas aos que se disporem a aprender a aprender e a aprender a fazer junto com os seus.
Para tanto nós precisamos despir-nos das maneiras velhas de vestir as velhas e novas roupas, pois o que se busca e o que se espera de alguém que se propõe a paticipar de um curso - quem dirá um(a) professor(a)- é que este vá além de ser manequim, ao contrário seja também o costureiro, o figurinista, aquele que efetivamente tira as medidas de si frente ao espelho, risca o molde como as modistas de antigamente o faziam, corte os tecidos de várias estamparias, alinhave o que antes era apenas pano agora peças, costure os modelitos e só entaõ o vista.
A comparação nos faz perceber que foi-se o tempo de irmos a cursos e ficarmos sentados ouvindo ou quando não colocando o papo em dia e só esperando o betel passar com a lista ou esperá-la para assinar e "vazar".
Chegou o tempo, pelo menos com o Gestar, com a Olímpíada de Língua Portuguesa, o Pró-Letramente e o Pós Pró-Letramento (cursos dos quais tenho conhecimento) em que o professor precisar comparecer, aparecer, fazer, trocar figurinhas e então voltar para seu local de origem e põr-se de novo a trabalhar, mas agora com os alunos.
Sem dúvida alguma, eis o caminho correto, creio eu.
Fora disto choveremos sempre no molhado e ainda reclamaremos, mas o mais cruel ainda e que estaremos sempre atrasados, ultrapassados com relação às novas mudanças e paradigmas da Educação.
O que me alegra é que a minha, a nossa chuva e nossos modelitos têm passado por todo processo, um exemplo disto é meu grupo de professoras do Gestar que tem, a cada novo encontro, disposto a arregaçar as mangas e por-se a trabalhar.
Os que assim não estiverem (creio que não há entre nós), logo entrarão em nossa agência, pois não há outro caminho senão o de colocar-se no caminho.
Eu e as demais professoras tutoras nos debruçamos sobre livros TPs, sites, blog e mais e mais para construir um caminho que não é nosso, mas de todos que juntos abraçaram o gestar.
Na outra via, não na contra-mão, estão todos (as) os (as) professores (as) cursistas que se disposeram a construir juntos (as).
Neste caminho florescem, expõem-se, questionam, fazem, trocam ideias, "copiam' receitas inovadoras e /ou antigas, mas que FUNCIONAM e tudo acontece em todos os momentos, seja fazendo relatos, elaborando projetos, aplicando Avançando na Prática, lendo TPs e por aí a fora.
Então, meu povo, este texto é para vocês que não estão medindos esforços e mesmo com colheitadeira computadorizadas, seguem com a mão no arado.
Tudo isto me lembra uma música belíssima do grupo Logos que deixo como meio de meditação, antes a mim, mas também a todos(as) professores(as) que querem mais da profissão.
Mão no Arado
Logos
Quem tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar pra trás!
Pois, quem no arado
Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Quem tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar pra trás!
Pois, quem no arado Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Lança a semente, espalha pelo chão. Planta em tua terra.
Faz do teu trabalho tua guerra.
Quem em cristo Põe a vida não pode, mais olhar pra trás.
Pois, quem ao mestre deu a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Prega a palavra ensina ao teu redor. Mostra em tua vida.
Faz das boas novas tua lida.
Quem tem posto...
Profissão
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem em cristo põe a vida......
Pois, quem no arado
Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Quem tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar pra trás!
Pois, quem no arado Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Lança a semente, espalha pelo chão. Planta em tua terra.
Faz do teu trabalho tua guerra.
Quem em cristo Põe a vida não pode, mais olhar pra trás.
Pois, quem ao mestre deu a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Prega a palavra ensina ao teu redor. Mostra em tua vida.
Faz das boas novas tua lida.
Quem tem posto...
Profissão
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem em cristo põe a vida......
Tutora :Amirleni da Cunha
Gestar II - Nova Alvorada do Sul -MS
3º ENCONTRO do Gestar II Nova Alvorada do Sul
Este relato tem como objetivo registrar as atividades realizadas na 3ª oficina do Gestar II de Língua Portuguesa com os cursistas 2011 do município de Nova Alvorada do Sul na Escola Municipal Leonor de Souza Araújo -Pólo, no dia 16/04/2011. Iniciamos a oficina livre lendo a pauta do dia para a execução das atividades. Conversamos um pouco sobre o desenvolvimento das atividades da oficina anterior e relatórios.
Os cursistas leram e assinaram um termo de compromisso se responsabilizando pela dedicação ao curso, logo partimos para a realização da Avaliação Diagnóstica do Programa, neste momento – muita perspectiva e tensão – lemos e discutimos sobre diferentes questões que envolvem o Gestar II.
Assim, que todos terminaram passamos para os “recados” – acessar blog Mágia das Palavras amirlenidacunha@hotmail.com assistir Estrutura da TP3; Portfólio do cursista – eletrônico e manual; Arquivar material do cursista; Arquivar material do aluno; Avaliação processual de caráter externo no inicio e fim do programa; Avaliação do professor cursista.
Dado os recados iniciamos a parte prática – professores sempre esperam por atividades práticas, cada olhar era voltado para a professora tutora com interesse e expectativa. Foi solicitado para que se agrupassem e escolhessem uma tira de papel sulfite que tinha textos com diferentes assuntos. Assim, os grupos leram os textos e começaram a produzir diferentes gêneros textuais – propaganda, comunicado, e-mail, bilhete – usando o suporte cartaz. Os professores expuseram os trabalhos – com argumentos pertinentes – e encerramos nosso encontro com descontração e motivados para a próxima oficina que conforme o combinado, será no dia 12/05/2011, no mesmo local e hora.
Nada mais a registrar, agradecemos àquele que é a nossa força e a nossa fortaleza e que tem cuidado das nossas vidas e nos guiado com seu amor eterno. O grande Deus que servimos com gratidão pelos seus grandes feitos,é que ser humano sejas mais compreensivo é sempre se colocar diante de momento......Beijos.
Abraço Tutora Gestar II - Amirleni da Cunha
Nova Alvorada do Sul -MS
Assinar:
Postagens (Atom)