quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Memorial dos cursistas Gestar II da Cidade de Nova Alvorada Ms

                        SEMPRE UM SONHADOR

A agricultora paulista Dª. Maria Rodrigues Santana e o agricultor paulista Sr. José Caetano Santana se conhecem e constituem uma família em 1977. No dia 11 de Agosto de 1978, num sítio do município de Fátima do Sul - MS, pela 1ª vez traz ao mundo uma vida. Com certeza neste dia mais uma estrela brilhou na constelação. Nasce então, o mestre da persistência, da coragem, da determinação e a certeza de um dia melhor.
Essa é parte da vida do menino que sempre se indignou contra toda e qualquer forma de violência: fome, miséria, exploração, acúmulo de terra e desrespeito ao ser humano, como também vem dedicando à luta dos excluídos da terra e do direito de viver com dignidade. Sempre acreditei na força transformadora da juventude, e na capacidade de mudança da sociedade através da luta organizada dos trabalhadores (as). Gasto minha vida lutando para que os trabalhadores (as) do campo possam viver com dignidade, produzindo através do fruto de seu trabalho na terra o seu próprio sustento. Enquanto criança morei na 7ª linha no Município de Glória de Dourados. Em 1984 mudamos para a 10ª linha no Município de Deodápolis, onde iniciei a lida na agricultura e escola. Já em 1994 preocupados com o futuro dos filhos, meus pais decidiram ir acampar em um Acampamento de Sem Terra no Município de Nova Alvorada do Sul, coordenado pela Comissão Pastoral da Terra, onde passaram por muitas dificuldades de sobrevivência e para manter o estudo dos filhos. Nesta época iniciei minha contribuição social, iniciando com a formação religiosa nos grupos de Círculos Bíblico e Pastoral da Juventude.
Em 1997 fomos assentados no PANA – Projeto de Assentamento de Nova Alvorada, onde continuei meu projeto pessoal/profissional onde tem sido alcançado com muita luta, dificuldade, superação e provação, pois sou filho da Reforma Agrária e afilhado dos Movimentos Sociais/Sindicais em especial da Comissão Pastoral da Terra. Foi então nesta militância, que em 17/06/06 conheci Tatiana Cristina Alves Santana, e a partir desta data iniciamos uma nova página em nossas vidas e hoje temos um lindo fruto do nosso amor chamado de Heitor Alves Santana de dez meses de idade.
Sou graduado em Educação Física com Especialização em Educação Física Escolar, estou concluindo a graduação em Serviço Social, participo da formação continuada Gestar em Língua Portuguesa e estou contribuindo no comitê estratégico de elaboração do Plano Municipal de Educação. Espero poder continuar contribuindo, pois acredito em construir que “um outro mundo é possível”.
Atualmente na Instituição que trabalho e qualquer lugar que tenho oportunidade, procuro colocar esta experiência de minha história de vida pessoal/profissional e escolar, onde procuro demonstrar que é preciso muita força, determinação e saber o quer na vida (ter posição) para conseguir ser respeitado como gente, como ser humano, como profissional e outros.     

                                
                                                                           Aparecido Rodrigues