As salas de aula tradicionais eram vistas com desprezo por "Maria Montessori", Ela dizia que pareciam coleções de borboletas, com cada aluno preso no seu lugar. Quem entra numa sala de aula de uma escola montessoriana encontra crianças espalhadas, sozinhas ou em pequenos grupos, concentradas nos exercícios. O s professores estão misturados a elas, observando ou ajudando. Não existe hora do recreio, porque não se faz diferença entre lazer e a atividade didática., Nessas escolas as aulas não se sustentam nun único livro de texto. Os estudantes aprendem a pesquisar em bibliotecas (e, hoje na intenet) para preparar apresaentações aos colegas. Atualmente existem escolas montesssorinas nos cinco continentes, em geral agrupadas em associações que trocam informações entre si. Calcula-se em torno de 100 o número dessas instituições no Brasil .
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. RUBENS ALVES
sexta-feira, 25 de março de 2011
'' Não é possível pensar em linguagem sem ideologia e sem poder " (Paulo Freire).
Embora o trabalho de alfabetização de adultos desenvolvidos por Paulo Freire tenha passado para história como um ''metódo'' , a palavra não é mais adequada para definir o trabalho do educador , cuja obra se caracteriza mais por uma refexão sobre o significado da educação.
''Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação de mundo ".Mesmo assim , distinguem -se na teoria do educador pernanbucano três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que aluno conhece, não apenas para avançar no ensino de conteúdos mas principalmente pata trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. O segungo momento é o de exploração das questões relativs aos temas em discussão ,o que permite que o alunoconstrua o caminho o senso comum para uma visão crítica da realidade .Finalmente , volta-sedo abstrato para concreto , na chamada etapa de problematização: o conteúdo apresenta-se "dissecado ", oque deve sugerir ações para superar impasses . Para Paulo Freire , esse procedimento serve objetivo final do ensino , que é a conscientização do aluno .
''Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação de mundo ".Mesmo assim , distinguem -se na teoria do educador pernanbucano três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que aluno conhece, não apenas para avançar no ensino de conteúdos mas principalmente pata trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. O segungo momento é o de exploração das questões relativs aos temas em discussão ,o que permite que o alunoconstrua o caminho o senso comum para uma visão crítica da realidade .Finalmente , volta-sedo abstrato para concreto , na chamada etapa de problematização: o conteúdo apresenta-se "dissecado ", oque deve sugerir ações para superar impasses . Para Paulo Freire , esse procedimento serve objetivo final do ensino , que é a conscientização do aluno .
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