sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

TUTOR DO GESTAR II -MS

AMIRLENI
LEILA
VALKÍRIA
LIGÍA
DEUZA
SÔNIA
ALESSANDRA
ANDREA
TEREZINHA
DALVA

Memorial - Relembrando meu processo de leitura

Ao falar,de lembrança na minha vida surge claramente a minha familia.Meu pai (Aristides Manuel da Cunha ) eletricista 62 anos aposentado um ser humano especial por ter apenas (4º ano ) , com uma bagagem de vida e estrutura de invejar qualquer jovem da atualidade e minha mãe (Ana Maria Cândido Correia Cunha) merendeira que trabalha na Escola Estadual ( E.E. de Tupi Paulista ) muito dedicada falante , amiga, de uma complexidade que só ela possui , guerreira, muito dedicada aos filhos ( Amirleni , Adriane , Ademilson).
Sempre ao falar em leitura e escrita por meio lembro do meu tio ( Hélio ) que vivenciava os fatos na escola e contavam a nos de casa .
Ao falar em Educação sabia, que este era o caminho certo de vencer na vida sempre buscava o melhor com luta , simplicidade , sobretudo com respeito .
Na minha familia meus avos paternos ele português ela mineira relatava as memoriais da familia , como chegou ao Brasil .
Lembro carinhosamente minha mãe (Ana Maria ) que contava muitas historinhas infantis , três porquinhos , João e pé de feijão , João e Maria, Cinderela .
NO meu ensino fundamental a professora ( Maria Iene) , das rodas de leituras , teatros .
Uma grande momentos , quando eu , meus irmãos participávamos do Projeto Prefeitura Tupi Paulista , eu fiz papel Maria mãe jesus , foi mar cante na minha vida , também shown calouro eu e minha amiga Silvana ( 6º ano ) ficamos em 2º lugar , com a musica ( Como é grande meu amor por você - Roberto Carlos ) .
Sempre pratiquei leitura , depois veio ensino médio , meu professor Norberto ( Fã Roberto Carlos ) , trabalhava muitos gêneros textuais principalmente as musicas do Rei( Roberto Carlos) .
Por muita luta , esforço da minha familia , minha perseverança hoje estou aqui através dos saberes , acredito que a educação , e o caminho inovação e com certeza e transformação certa para ser feliz .
  ''Os homens são bons ou maus , úteis , ou inúteis , graças a sua educação'' ( John Locke ) .

Relato do Encontro em Campo Grande - MS 29/11 a 03/12/2010

O programa Gestão de Aprendizagem – Gestar II, voltado para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação para o ano de 2011.


O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim aluno e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre aluno e conhecimento social.
Este relato visa apresentar o material didático do Gestar II, orientado para a formação dos professores ajudando-os a compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisas e descobertas permanentes sobre o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo maior dos cadernos de teoria e prática (TP) e de atividades de apoio à aprendizagem (AAA) é possibilitar ao professor de L.P de 6º ao 9º Ano um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Os conteúdos dos cadernos de Teoria e Prática são: Linguagem e Cultura (TP1), Análise Lingüística e Análise Literária (TP2), Gêneros e Tipos textuais (TP3), Leitura e Processos de Escrita I (TP4), Estilo, Coerência e Coesão (TP5) e Leitura e Processos da Escrita II (TP6).
O cursista ainda terá os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) que foram elaborados a partir dos cadernos de Teoria e Prática e são compostos de oito aulas para cada unidade, cujo ponto de partida é o texto e que podem ser aplicadas em sala levando-se em conta, na sua escolha, o nível da turma.
O material didático do Gestar II aqui especificado, em sua composição, subsidia na teoria e na prática o sucesso esperado desse programa de formação continuada dos profissionais da Educação.

Professora Amirleni da Cunha 
Tutor do projeto Gestar II 
Município de Nova Alvorada Do Sul - MS