quarta-feira, 10 de agosto de 2011


                              Pequisa da Aplicação do GestarII Língua Portuguesa


Guia Geral 
O que o Programa Gestão da Aprendizagem Escolar acrescentou ou modificou no processo ensino-aprendizagem em meus alunos
O GESTAR II é o construir e rediscutir juntos, os pontos mais importantes do ensino – aprendizagem de Língua Portuguesa; aqueles que constituem a base mesma para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno.
Uma nova proposta de construir ou elaborar uma nova prática pedagógica.
Discutimos conceitos como variação lingüística, textos, intertextualidade, gramática, arte, literatura, gêneros textuais, mostrando como esses conteúdos podem e devem entrar em nossas salas de aula para os alunos.
Sistematiza nosso trabalho em torno da leitura e da produção de textos. Trabalhar o texto e as variantes da língua como decorrentes da relação entre linguagem e cultura, aborda as análises lingüísticas e literárias, discute questões ligadas à nova conceituação de gêneros dos textos e de tipos de discursos.
Sinto o resultado do Gestar em minha sala de aula, como um trabalho que completa a complexidade do mundo contemporâneo articulando-o com a educação dos alunos.
Resultado de uma escola que com desenvolvimento aplicado do GestarII ficou mais democrática, visando autonomia e a auto-realização dos alunos, pois ao mesmo tempo, ele já esta tendo um horizonte voltado para a justiça social, espaço que ele possa aperfeiçoar seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.
No desenrolar do projeto, damos condições aos alunos que se desenvolvam de forma harmoniosa, cooperativos, críticos e criativos.
Alunos e professores constroem juntos com o conhecimento em sala de aula por meio de uma relação interdependente. O professor como mediador, a aprendizagem como processo ativa conhecimento social e historicamente construído pelo aluno.
Nosso trabalho como professor não pode ser mais isolado, é um trabalho conjunto, cooperativo. Consideramos os interesses dos alunos na busca da construção do conhecimento.
Os alunos adquiriram o gosto pela pesquisa dentro e fora da sala de aula.
Os trabalhadores em grupo e os indivíduos já apresentaram um crescimento, já construíram uma postura investigativa diante dos fatos.
Os alunos também estão assumindo papéis na comunidade escolas e também se entrosando com alunos de outras escolas.
Através dos trabalhos apresentados pelos alunos, os pais tem tido presenças mais constantes na escola, pois seu desenvolvimento na escola também dever ser seguido pelos pais, pois tem uma importância fundamental no processo de aprendizagem dos filhos.
Com o Gestar confirmamos o que pensávamos. O professor não é o mais detentor do conhecimento, aquele que sabe tudo, nem os alunos os receptores do conhecimento. Concluímos que o professor aponta caminhos para que seus alunos descubram e construa de forma interativa os saberes.
O professor de história me fornece textos, problemas e trabalhos juntos. Apresentamos os resultados que podem ser vistos nos portifólios.
Cada um se sente responsável pelo sucesso e comprometido com todas as transformações que vem trazendo à escola.
Já sinto mudança no meu comportamento. Reservo muitas horas para o estudo, e tenho comprometimento com o grupo levando parcelas de vivência.
No grupo nossa criatividade e características são estimuladas.
Quando na sala de aula, toda organização de tempo, espaços pedagógicas, são feitos com a participação dos alunos, construímos um vínculo de confiança entre professores / alunos.
Formamos um grupo de auto-ajuda. Trabalho os possíveis conflitos que surgem com os alunos e encaminhamos questões específicas sempre com opinião de grupo para melhorar e tentar sanar problemas de aprendizagem, tentar aprimorar a relação do ponto de vista afetivo e pedagógico, visando o desenvolvimento global dos alunos e a aprendizagem.
Enfim, o Programa Gestar II, tem sido uma proposta de trabalho que vem surtindo resultados fantásticos.
Nossa sala de aula é o lugar em que o Gestar se origina e se efetiva.
Nos cadernos de teoria e prática, nos planos de aula, navegamos com segurança e confiança.
Nas oficinas temos uma seqüência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente, ora em grupos.
Enfim o Gestar II é o carro chefe desta proposta abrangente, que aponta para mudança em toda estrutura e comunidade escolar, as quais são essenciais para a viabilização das mudanças.

 TUTORA GESTAR II -Amirleni da Cunha
Nova Alvorada do Sul MS.