segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Mato Grosso do Sul tem três escolas entre as 100 melhores do país



Mato Grosso do Sul está representado por três escolas no top 100 do ranking nacional de participação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010). As notas foram divulgadas hoje (12) pelo Ministério da Educação e conta apenas com uma escola pública entre as 10 melhores do Estado, o Colégio Militar de Campo Grande, que obteve 700,99 pontos.
O Colégio Bionatus, também em Campo Grande, ficou em 16º no ranking nacional na categoria participantes, com média de 718,25 e 99,4% de participação dos alunos. Logo em seguida, em 18º na média nacional de participação, ficou o Colégio Alexander Fleming com 717,77 pontos.
A nota mais baixa foi da Escola Estadual Octacílio Faustino da Silva, em Corumbá, que obteve 500,77 pontos, com índice de participação de 75,4%.
No Estado, entre as 10 piores notas no Enem, 8 ficaram com escolas da rede pública e 2 por escolas particulares.
                                                                                                                                            (Informações: Correio do Estado)


Memorial da cursista do Gestar II Professora Ana Juçara da Escola Municipal Rosalvo ( Pana ) .

Nascida em uma pequena cidade do interior do Paraná, filhade pais analfabetos e humildes, mas preservavam uma boa educação.Quando criança não tinha contanto nenhum com livros ou escola. Apenas aos 6 anos é que foi freqüentar a pré-escola. Devido às dificuldades financeiras no ano seguinte veio embora para o Mato Grosso do Sul, onde não se esquece da professora Elizabete (Betinha). Que lhe ensinou a ler e escrever as primeiras palavras na qual foi pegando gosto pela escola. A maneira como ela ensinava era tão linda e com tanta simplicidade quefoi se apaixonando pela profissão de professora.Como em sua casa seus pais eram analfabetos,ela não tinha acesso a livros, nem tão pouco ouvia historias, só mesmo na escola.
Emsua infância mesmo tento que trabalhar para ajudar nasfinanças da casa, brincava de escolinha onde, ela era a professora, este momento era mágico para ela, sentia-se realizada e até mesmo esquecia as dificuldades que tinha que passar para estudar naquela época.A partir desse momento concretizou-se a vontade e o gosto de ser um educador.Já na adolescência foi adquirindo gosto pela leitura atrás de romances e livros de bolso contendo históriasde faroeste (que pegava de meu irmão escondido).
Somente conseguiu terminar seus estudos e concretizar seu sonho quando encontrou seu esposo, que a apoiou para que a mesma se sentisse totalmente realizada em sua vida. Além de seus estudos ela possui duas filhas que seguem os conselhos dos pais, estudam, uma está cursando enfermagem e outra terminando o ensino médio, ambas na cidade de Dourados. Todas amam ler e se atualizar.
Diferente de antigamente hoje as escolas e bibliotecas disponibilizam vários gêneros literários, sendo assim o aluno pode ler romances, poesias, poemas, reportagens, fatos históricos, atualidades, telenovelas, etc. Os alunos que já possuem o hábito da leitura desfrutam em qualquer lugar: no ônibus, praça, em casa, carregam livros, revistas, e agora descobriram um novo mundo, estão baixando livros da internet em seus aparelhos celulares. Não importa as formas de leitura o importante é não deixar esse hábito esquecido. Atualmente os jovens vem sendo leitores críticos e atuantes, dessa forma os escritores têm que se aprofundar ainda mais, para atender os gostos dos mesmos, sendo livros de ficção, romances e fantasias, pois em nos dias de hoje podemos entrar na internet e encontrar resumos de obras literárias, trabalhos prontos, em que os alunos não precisam nem ler e nem pesquisar, muitas vezes não ficam nem sabendo qual o assunto que se tratava o trabalho pedido pela professora. Então como aumentar o gosto, e/ou estimular o hábito pela leitura em casa, em sala de aula para textos importantes que tenham a ver com o contexto pedido no momento.

                                                             Professora Ana Juçara.