segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Memorial da cursista do Gestar II Professora Ana Juçara da Escola Municipal Rosalvo ( Pana ) .

Nascida em uma pequena cidade do interior do Paraná, filhade pais analfabetos e humildes, mas preservavam uma boa educação.Quando criança não tinha contanto nenhum com livros ou escola. Apenas aos 6 anos é que foi freqüentar a pré-escola. Devido às dificuldades financeiras no ano seguinte veio embora para o Mato Grosso do Sul, onde não se esquece da professora Elizabete (Betinha). Que lhe ensinou a ler e escrever as primeiras palavras na qual foi pegando gosto pela escola. A maneira como ela ensinava era tão linda e com tanta simplicidade quefoi se apaixonando pela profissão de professora.Como em sua casa seus pais eram analfabetos,ela não tinha acesso a livros, nem tão pouco ouvia historias, só mesmo na escola.
Emsua infância mesmo tento que trabalhar para ajudar nasfinanças da casa, brincava de escolinha onde, ela era a professora, este momento era mágico para ela, sentia-se realizada e até mesmo esquecia as dificuldades que tinha que passar para estudar naquela época.A partir desse momento concretizou-se a vontade e o gosto de ser um educador.Já na adolescência foi adquirindo gosto pela leitura atrás de romances e livros de bolso contendo históriasde faroeste (que pegava de meu irmão escondido).
Somente conseguiu terminar seus estudos e concretizar seu sonho quando encontrou seu esposo, que a apoiou para que a mesma se sentisse totalmente realizada em sua vida. Além de seus estudos ela possui duas filhas que seguem os conselhos dos pais, estudam, uma está cursando enfermagem e outra terminando o ensino médio, ambas na cidade de Dourados. Todas amam ler e se atualizar.
Diferente de antigamente hoje as escolas e bibliotecas disponibilizam vários gêneros literários, sendo assim o aluno pode ler romances, poesias, poemas, reportagens, fatos históricos, atualidades, telenovelas, etc. Os alunos que já possuem o hábito da leitura desfrutam em qualquer lugar: no ônibus, praça, em casa, carregam livros, revistas, e agora descobriram um novo mundo, estão baixando livros da internet em seus aparelhos celulares. Não importa as formas de leitura o importante é não deixar esse hábito esquecido. Atualmente os jovens vem sendo leitores críticos e atuantes, dessa forma os escritores têm que se aprofundar ainda mais, para atender os gostos dos mesmos, sendo livros de ficção, romances e fantasias, pois em nos dias de hoje podemos entrar na internet e encontrar resumos de obras literárias, trabalhos prontos, em que os alunos não precisam nem ler e nem pesquisar, muitas vezes não ficam nem sabendo qual o assunto que se tratava o trabalho pedido pela professora. Então como aumentar o gosto, e/ou estimular o hábito pela leitura em casa, em sala de aula para textos importantes que tenham a ver com o contexto pedido no momento.

                                                             Professora Ana Juçara.




Nenhum comentário:

Postar um comentário