sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Relato do Encontro em Campo Grande - MS 29/11 a 03/12/2010

O programa Gestão de Aprendizagem – Gestar II, voltado para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação para o ano de 2011.


O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental da rede municipal e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim aluno e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre aluno e conhecimento social.
Este relato visa apresentar o material didático do Gestar II, orientado para a formação dos professores ajudando-os a compreender o ambiente escolar como um espaço de pesquisas e descobertas permanentes sobre o processo de ensino-aprendizagem.
O objetivo maior dos cadernos de teoria e prática (TP) e de atividades de apoio à aprendizagem (AAA) é possibilitar ao professor de L.P de 6º ao 9º Ano um trabalho que propicie aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.
Os conteúdos dos cadernos de Teoria e Prática são: Linguagem e Cultura (TP1), Análise Lingüística e Análise Literária (TP2), Gêneros e Tipos textuais (TP3), Leitura e Processos de Escrita I (TP4), Estilo, Coerência e Coesão (TP5) e Leitura e Processos da Escrita II (TP6).
O cursista ainda terá os cadernos de Atividades de Apoio à Aprendizagem (AAA) que foram elaborados a partir dos cadernos de Teoria e Prática e são compostos de oito aulas para cada unidade, cujo ponto de partida é o texto e que podem ser aplicadas em sala levando-se em conta, na sua escolha, o nível da turma.
O material didático do Gestar II aqui especificado, em sua composição, subsidia na teoria e na prática o sucesso esperado desse programa de formação continuada dos profissionais da Educação.

Professora Amirleni da Cunha 
Tutor do projeto Gestar II 
Município de Nova Alvorada Do Sul - MS 

2 comentários:

  1. OI MÃE ,FIQUEI MUITO FELIZ AO ENTRAR EM SEU BLOG ESTA E MAIS UMA GRANDE DEDICAÇÃO SERÁ COMPRIDA COM MUITO CARINHO,ESTOU TORCENDO POR VOCÊ. BEIJOS SE FILHOS FELIPE EDUARDO E JULIA CAMILA . BEIJÃO.............

    ResponderExcluir
  2. Oi,amada!!!! Boa sorte no desenvolvimento do projeto Gestar II.
    Abraços

    ResponderExcluir