Embora o trabalho de alfabetização de adultos desenvolvidos por Paulo Freire tenha passado para história como um ''metódo'' , a palavra não é mais adequada para definir o trabalho do educador , cuja obra se caracteriza mais por uma refexão sobre o significado da educação.
''Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação de mundo ".Mesmo assim , distinguem -se na teoria do educador pernanbucano três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que aluno conhece, não apenas para avançar no ensino de conteúdos mas principalmente pata trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. O segungo momento é o de exploração das questões relativs aos temas em discussão ,o que permite que o alunoconstrua o caminho o senso comum para uma visão crítica da realidade .Finalmente , volta-sedo abstrato para concreto , na chamada etapa de problematização: o conteúdo apresenta-se "dissecado ", oque deve sugerir ações para superar impasses . Para Paulo Freire , esse procedimento serve objetivo final do ensino , que é a conscientização do aluno .
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas. Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo. RUBENS ALVES
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