sexta-feira, 25 de março de 2011

'' Não é possível pensar em linguagem sem ideologia e sem poder " (Paulo Freire).

       Embora  o trabalho de alfabetização de adultos desenvolvidos por Paulo Freire tenha passado para história  como um ''metódo'' ,  a palavra não é mais adequada para definir o trabalho do educador , cuja obra se caracteriza mais por uma refexão sobre o significado da educação.
      ''Toda a obra de Paulo Freire é uma concepção de educação de mundo ".Mesmo assim , distinguem -se na teoria do educador pernanbucano três momentos claros de aprendizagem. O primeiro é aquele em que o educador se inteira daquilo que aluno conhece, não apenas para avançar no ensino de conteúdos mas principalmente pata trazer a cultura do educando para dentro da sala de aula. O segungo momento é o de exploração das questões relativs aos temas em discussão ,o que permite que o alunoconstrua o caminho o senso comum para uma visão crítica da realidade .Finalmente , volta-sedo abstrato  para concreto , na chamada etapa de problematização:  o conteúdo apresenta-se "dissecado ", oque deve sugerir ações para superar impasses . Para Paulo Freire , esse procedimento serve objetivo final do ensino , que é a conscientização do aluno .

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