terça-feira, 19 de abril de 2011

                                                 Reflexão


                           Coloque sua mão no arado!
 
                                         Permaneça!

Uma observação importante que faço é que o Gestar é um curso bem diferente dos que nós, professores de um modo geral, estávamos fazendo até então, em que éramos mais expectadores do que participantes, se pensarmos que - geralmente e não poucos - apenas íamos, sentávamos e ouvíamos, muitas vezes falas de quem pouco ou quase nada sabia de fato da realidade nua e crua de uma sala de aula.
Hoje não!
Muito se evoluiu neste campo, pois os cursos também estão se inovando, começam a exigir que os professores sejam também co-autores, ou seja, que façam-no para aprender o que há de novo ou não tão novo, mas que precisa ser ampliado, além de ser momento oportuno para trocas de  experiência.
As portas estão abertas, escancaradas aos que se disporem a aprender a aprender e a aprender a fazer junto com os seus.
Para tanto nós precisamos despir-nos das maneiras velhas de vestir as velhas e novas roupas, pois o que se busca e o que se espera de alguém que se propõe a paticipar de um curso - quem dirá um(a) professor(a)- é  que este vá além de ser manequim, ao contrário seja também o costureiro, o figurinista, aquele que efetivamente tira as medidas de si frente ao espelho, risca o molde como as modistas de antigamente o faziam, corte os tecidos de várias estamparias, alinhave o que antes era apenas pano agora peças, costure os modelitos e só entaõ o vista.
A comparação nos faz perceber que foi-se o tempo de irmos a cursos e ficarmos sentados ouvindo ou quando não colocando o papo em dia e só esperando o betel passar com a lista ou esperá-la para assinar e "vazar".
Chegou o tempo, pelo menos com o Gestar, com a Olímpíada de Língua Portuguesa, o Pró-Letramente e o Pós Pró-Letramento (cursos dos quais tenho conhecimento)  em que o professor precisar comparecer, aparecer, fazer, trocar figurinhas e então voltar para seu local de origem e põr-se de novo a trabalhar, mas agora com os alunos.
Sem dúvida alguma, eis o caminho correto, creio eu.
Fora disto choveremos sempre no molhado e ainda reclamaremos, mas o mais cruel ainda e que estaremos sempre atrasados, ultrapassados com relação às novas mudanças e paradigmas da Educação.
O que me alegra é que a minha, a nossa chuva e nossos modelitos têm passado por todo processo, um exemplo disto é meu grupo de professoras do Gestar que tem, a cada novo encontro, disposto a arregaçar as mangas e  por-se a trabalhar.
Os que assim não estiverem (creio que não há entre nós), logo entrarão em nossa agência, pois não há outro caminho senão o de colocar-se no caminho.
Eu e as demais professoras tutoras nos debruçamos sobre livros TPs, sites, blog e mais e mais para construir um caminho que não é nosso, mas de todos que juntos abraçaram o gestar.
Na outra via, não na contra-mão, estão todos (as) os (as) professores (as) cursistas que se disposeram a construir juntos (as).
Neste caminho florescem, expõem-se, questionam, fazem, trocam ideias, "copiam' receitas inovadoras e /ou antigas, mas que FUNCIONAM  e tudo acontece em todos os momentos, seja fazendo relatos, elaborando projetos, aplicando Avançando na Prática, lendo TPs e por aí a fora.
Então, meu povo, este texto é para vocês que não estão medindos esforços e mesmo com colheitadeira computadorizadas, seguem com a mão no arado. 
   
Tudo isto me lembra uma música belíssima do grupo Logos que deixo como meio de meditação, antes a mim, mas também a todos(as) professores(as) que querem mais da profissão. 
 

                                   Mão no Arado

 

                                            Logos


Quem tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar pra trás!
Pois, quem no arado
Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Quem tem posto a mão no arado, não pode, mas olhar pra trás!
Pois, quem no arado Poe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Lança a semente, espalha pelo chão. Planta em tua terra.
Faz do teu trabalho tua guerra.
Quem em cristo Põe a vida não pode, mais olhar pra trás.
Pois, quem ao mestre deu a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão.
Prega a palavra ensina ao teu redor. Mostra em tua vida.
Faz das boas novas tua lida.
Quem tem posto...
Profissão
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem tem posto a mão no arado não pode, mas olhar pra trás!
Quem em cristo põe a vida......
              Tutora :Amirleni da Cunha
              Gestar II - Nova Alvorada do Sul -MS
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário