terça-feira, 5 de abril de 2011

"Verificação da leitura ".

                                         Pressuposto x Subentendido


Um dos aspectos mais intrigantes da leitura de um texto é a verificação de que ele pode dizer coisas que parece não está dizendo: além das informações explicitamente enunciadas, existem outras que ficam subentendidas ou pressupostas.

Que são pressupostos? São aquelas idéias não expressas de maneira explícita, mas que o leitor pode perceber a partir de certas palavras ou expressões contidas na frase.

Na frase “Pedro deixou de fumar” diz-se explicitamente que, no momento da fala, Pedro não fuma. O verbo “deixar”, no entanto, transmite a informação implícita de que Pedro fumava antes.

Os pressupostos têm que ser verdadeiros ou pelo menos admitidos como verdadeiros, porque é a partir deles que se constroem as informações explícitas. Se o pressuposto é falso, a informação explícita não tem cabimento.
Os subentendidos são as insinuações escondidas por trás de uma afirmação. Quando uma pessoa com um cigarro na mão pergunta: Você tem fogo?, acharia muito estranho se você dissesse: Tenho e não lhe acendesse o cigarro. Na verdade, por trás da pergunta subentende-se Acenda-me o cigarro por favor.

O subentendido difere do pressuposto num aspecto importante: o pressuposto é um dado posto como indiscutível para o falante e para o ouvinte, não é para ser contestado; o subentendido é de responsabilidade do ouvinte, pois o falante ao subentender, esconde-se por trás do sentido literal das palavras e pode dizer que não estava querendo dizer o que o ouvinte compreendeu.

O subentendido, muitas vezes, serve para o falante proteger-se diante de uma informação que quer transmitir para o ouvinte sem se comprometer com ela.

Fonte: FIORIN, José Luiz e SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o Texto. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 1991.

Então, fiquem ligados. Um leitor perspicaz é aquele que consegue ler nas entrelinhas.
      Tutora Gestar II Amirleni
Nova Alvorada do Sul -Ms

Nenhum comentário:

Postar um comentário