quarta-feira, 6 de abril de 2011

Princípios de textualidade
Coesão - palavras que se conectam permitindo a organização textual.

Coerência - encadeamento de idéias.

Intencionalidade - foco da informação.

Aceitabilidade
- aceitação por parte do leitor.

Situacionalidade - pertinência/relevância do texto ao contexto.

Informatividade - equilibrar a quantidade de informações.

Intertextualidade
- um texto constrói-se em cima do já dito.
Esse encontro resume muito do que já estudamos sobre os aspectos relevantes para trabalharmos na construção de textos com nossos alunos. Observando sempre esses elementos em seus textos e levando-os a perceberem de que forma incorporamos esse aprendizado na refacção de nossos textos e nos constituímos cidadãos letrados produtores de textos competentes no que se refere à comunicatividade.
Texto elaborado no encontro a partir da leitura de cordéis:
Resposta da muié aos homi
Vejam só que desaforo
desses homi falando d'eu
eles pensam que são tudo
mas eu sou muito mais eu
eles falam das muié
mas escutem meu conseio
é mior ficar quietinho
ou então se oiá no espelho
Tem homem pequeno ignorante
que acha que é o tal
e tem homem mole, mas grande
que só tem cara de mal
tem muito homi pançudo
precisano trabalhar
vai pro bar e bebe tudo
vai pra casa só cochilar
Mas tem homi intiligente
que sabe cuidar do que é seu
cuida dos fio e da gente
e namora igual um Romeu
é romântico e carente
que nem o marido meu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário