quarta-feira, 14 de setembro de 2011

15º Encontro : ARGUMENTAÇÃO E LINGUAGEM e PRODUÇÃO TEXTUAL: PLANEJAMENTO E ESCRITA

 Nosso encontro teve início com um mensagem

 de boas vindas aos cursistas: " Recomeçar" para refletirmos um pouco sobre nossas práticas.
Passamos à apresentação da atividade da Oficina 15, TP 6, que era a produção de um texto publicitário a partir de uma Negativa. Todos fizeram a atividade com muita criatividade e esmero.
Vimos que:
Nossas reflexões sobre a linguagem se apoiam na concepção de que usamos as línguas não apenas para retratar o mundo ou dizer algo sobre as coisas, mas para atuar, agir sobre o mundo e as coisas; para através da linguagem, argumentar e convencer.
Quando temos consciência de que nosso objetivo maior ao duzir um texto é fazer o leitor/ouvinte crer em algumas de nossas ideias, classificamos esse texto como Argumentativo.
Dependendo da situação de comunicação, das finalidades do ato da linguagem, as maneiras de organizar a tese e os argumentos podem variar.
Uma argumentação é considerada inadequada ou defeituosa quando não dá condições para que os objetivos sejam atingidos. Há várias razões para isso acontecer: podem ser razões ligadas à incompreensão, ou não aceitação, do interlocutor; podem ser razões ligadas ao desenvolvimento do texto, ou mesmo razões relacionadas à não correspondência entre os argumentos e o “mundo real”.
Uma boa argumentação depende, primeiramente, da clareza do objetivo e depois, da solidariedade entre os argumentos: todos devem conduzir para o mesmo objetivo.
Como argumentar é firmar uma posição diante de um problema, um compromisso com a informação e o conhecimento, não é possível construir uma boa argumentação com argumentos fracos, falsos ou incoerentes.
PRODUÇÃO TEXTUAL: O PLANEJAMENTO DA ESCRITA
No planejamento de textos argumentativos, deve-se considerar os itens que relacionam o tema, objetivo e a linha de argumentação. O planejamento varia, não somente de acordo com estilos pessoais, mas de acordo com a área de conhecimento do tema, do texto e o suporte.
Um bom texto pode ser produzido a partir de atividade de pré-escrita e trabalho em grupo, por exemplo. E uma boa aula de escrita, é baseada na prática e no diálogo reflexivo.
A escrita se desenvolve a partir de um processo de avanços e retrocessos, mas à medida que praticamos fica mais fácil vermos os avanços. O desafio é de se aprender um pouco mais da técnica e imprimir nossa voz na construção de texto coeso e coerente de acordo com as condições de produção.
Durante a escrita e a sua releitura e reescrita as perguntas que podemos fazer são algumas das sugeridas por Calkins (2002, p. 33):
         “O que eu disse até agora? O que eu estou tentando dizer?
         Será que eu gosto do escrevi? O que é tão bom aqui, que possa entender? O que não é bom que eu possa arrumar?
         Como meu texto soa? Como parece?
         O que meus leitores pensarão quando ler isto? Que indagações poderão fazer? O que observarão? Sentirão? Pensarão?
         E o que farei a seguir?”
Essas são perguntas que podem ocorrer na produção de um texto. Algumas até na produção de um bilhete, pois dizem respeito ao ato comunicativo. À formulação de significados que farão sentido para mim, como escritor, e para o outro, como leitor.
Também comentamos algumas atividades e alguns Avançando na Prática que são bem interessante para o trabalho em sala de aula como o da página 23.
atividade da página 47, atividade de planejamento da escrita da página 91 e muitas outras.
Passamos a partilha dos Avançando na Prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário