terça-feira, 23 de agosto de 2011

                             GESTAR II- TP5-ESTILO, COERÊNCIA, COESÃO.

ESTIMADOS COLEGAS PROFESSORES CURSITAS.
HOJE VAMOS FALAR DO TP-5 QUE TRATA DOS ESTILOS FONÉTICOS, LÉXICO,SINTÁTICO E DISCURSIVO QUE ESTÃO Á DISPOSIÇÃO DOS FALANTES E ESCRITORES PARA QUE  COMUNIQUEM SUAS EMOÇÕES E SEUS JULGAMENTOS NAS DIVERSAS SITUAÇÕES COMUNICATIVAS DAS QUAIS PARTICIPAM. TRATAREMOS  NESSA PRIMEIRA PARTE  DA ESTILISTICA, QUE TRATA-SE DE UMA DISCIPLINA LIGADA Á LINGUÍSTICA, QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR  DO SECULO XX, CUJO OBJETO DE ESTUDO É O ESTILIO.

                                                    ESTILO, COERÊNCIA E COESÃO

A Estilística é uma ciência. E como ciência tem seu objeto de estudo muito bem definido, embora haja quem o classifique como sendo de difícil delimitação por conta da sua diversidade de acepções. Todavia, uma análise mais atenta permitirá ao estudante desvendar o mistério sem mais problemas, basta atentar para a raiz da palavra Estilística, às letras e aos fonemas que a compõe. A palavra nos lembra estilo. E é exatamente esse o seu objeto de estudo.
Assim, entenda-se que a Estilística é o ramo das ciências que se ocupa do estudo detalhado dos estilos dos autores e das suas obras. Observando a linguagem empregada na obra pelo pai da mesma, a estrutura, a estética, a expressividade lingüística como um todo. Além de observar sua capacidade de emocionar e sugerir a partir de determinados efeitos.
Com o advento da lingüística, muitos preconceitos que envolvem a linguagem tendem a cair por terra, principalmente naquilo que concerne à produção do texto. Esse fenômeno encontra força na estilística – ou seria nas estilísticas? – que se subdivide em dois ramos: Estilística da Língua e Estilística da Fala, para melhor compreender e abarcar os fenômenos dos estilos. Assim, estilística e lingüística se irmanam.
A estilística da língua tem como foco “o estudo das variantes normais com valor expressivo-afetivo, das possibilidades associadas à transmissão de valores conotativos.” Enquanto que a lingüística da fala ou do discurso é responsável “pelo valor particular que determinado recurso pode adquirir num texto especifico produzido por um indivíduo”.
Mas ambas atuando juntas numa harmoniosa dicotomia, pois “qualquer tendência estética se volta para um trabalho de recriação ou renovação das formas de manifestações lingüísticas”, embora haja “divergências de acepções encontram na linguagem um denominador comum.”
Resumindo: a estilística ocupa-se do estudo do uso individual dos recursos da linguagem, quanto à capacidade de comunicar, emocionar e sugestionar.
http://www.webartigos.com/articles/13851/1/estilistica-que-bicho-e-esse/pagina1.html



                                                             ATIVIDADES:

                                    NA PÁGINA 15 DO TP5, O TEXTO  CADA UM É CADA UM.

1-O TÍTULO ” CADA UM É CADA UM”  FAZ PARTE, COMO DIZ TORERO, DA SABEDORIA POPULAR. E,  É BEM COLOQUIAL, NÃO É MESMO?

2-CRIE UM OUTRO TÍTULO PARA O MESMO TEXTO, EM QUE APAREÇA A PALAVRA ESTILO E QUE MANTENHA O SENTIDO DADO PELO O COLUNISTA.

3-NA SUA OPINIÃO, QUAL DOS NARRADORES ENVOLVE MAIS O OUVINTE AO NARRAR O GOL? POR QUÊ?

4-NO SEGUNDO PÁRAGRAFO, TORERO APRESENTA  ”ESTILOS”  DE FALA. E VOCÊ, COMO CLASIFICARIA SEU “ESTILO ” DE FALA?  VOCÊ ESTA  SATISFEITO COM ELE OU GOSTARIA QUE FOSSE DEFERENTE? POR QUÊ?

5-CRIE UM TEXTO COM O TEMA FUTEBOL COM DOIS OU TRÊS COMPANHEIROS DE MODO QUE JUNTANDO-OS FORMEM UM SÓ TEXTO.DESCREVA O ESTILO DE CADA UM.


                                                                                                                                             Tutora Gestar II: Amirleni
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