quarta-feira, 1 de junho de 2011

Queridos cursistas vamos degustar : No próximo encontro dia 22.06.11 ''O filme narradores de Javé.

 

 

 

      O filme Narradores de Javé conta a história de uma pequena cidade prestes a ser inundada para a construção de uma barragem. Os moradores, desesperados, descobrem que a única saída é escrever um livro com a história do povoado a fim de ser usado como prova científica de sua existência. Mas eis o desafio: todos os habitantes da cidade são analfabetos, exceto Antônio Biá, famoso por inventar e escrever histórias sobre a vida dos moradores.

Encarregado da missão de escrever a história da cidade e com a chance de se redimir diante dos moradores, Biá, interpretado com maestria pelo autor José Dumont, irá ouvir as memórias do povo. O longa-metragem é marcado por uma multiplicidade de histórias, pois cada morador tem uma versão diferente a respeito dos fatos e dos supostos heróis do povoado.
O enredo perpassa várias temáticas: a história oral, a oficial, sua cientificidade, a relação com a literatura e diferentes interpretações para a História, diferentes olhares, a busca de uma “verdade”. A linguagem oral é explorada de maneira rica, levando o personagem Antônio Biá a disparar inúmeras expressões hilárias: clone de miolo de pão, piaba de silicone, tapioca de Exu, manicure de lacraia, entre tantas outras.

Narradores de Javé é um filme tipicamente nordestino, mas que não reproduz o Nordeste sob uma perspectiva triste e degenerada. Há, sim, pobreza e atraso, mas tudo isso retratado com sutileza, ironias e momentos tragicômicos, colocando no centro da história uma espécie de anti-herói, como um Macunaíma de Mário de Andrade.
Ao mesmo tempo em que é ressaltada a importância de uma pessoa letrada numa comunidade, a linguagem oral-popular ganha uma dimensão central na trama. O longa, além de divertir, lança vários questionamentos. O próprio protagonista nos deixa uma grande lição: “uma coisa é o fato acontecido, outra é o fato e escrito.

 

 

 

 

                                                                  

 

                                        

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário